sábado, 5 de novembro de 2011

Fermento de Cristo ou Natural

Minha irmã ganhou há muito tempo uma muda do Fermento Natural com a receita do Pão de Cristo e na época ela passou uma muda pra mim e outra para minha mãe. Por causa da correria fiquei algum tempo sem preparar esse pão deliciosos, é que a receita é um pouquinho demorada e além de tempo você vai precisar ter paciência, pois a receita é preparada em etapas. Mas vale a pena todo o processo, só que não tem como você decidir agora e já fazer esse pão para hoje... Se você estiver com pressa, faça outra receita de pão que você encontra aqui no blog mesmo, mas se você puder esperar... Anote a receita e depois corre preparar.

* Se você começar a fazer desde a muda, vai demorar 10 dias e nas demais vezes 7 dias.

Espero que vocês gostem, aqui em casa faz o maior sucesso e além do pão a gente também faz "mentira" usando a mesma massa.
Ingredientes da muda do fermento:
1/2 litro de água
2 col. (sopa) de farinha de trigo
2 col. (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
Modo de preparo da muda: Misture todos os ingredientes e coloque em um recipiente com tampa.Deixe fermentar por 3 dias e depois divida a mistura em 3 partes iguais. Uma parte você irá usar para fazer a sua receita, a outra você pode guarda na geladeira para usar futuramente, caso você fique sem fermento e a terceira parte você pode desprezar.

Ingredientes para mutiplicação do fermento:
1 medida de fermento
2 medidas de água
1 col. (sopa) de sal
4 col. (sopa) de açúcar
4 col. (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, coloque em um recipiente com tampa e deixe fermentar por 3 dias. No 4ºdia divida a mistura em 3 partes iguais, uma você usa para fazer a sua receita (vou colocar uma logo abaixo, mas você pode usar uma que você já tenha ou está acostumada a fazer, aí é só substituir o fermento), a outra você guarda para usar nos próximos pães e a terceira parte você compartilha, dê para alguém. Aí você pode pensar: Eu não tenho ninguém para dar!! Não... Não fale isso! Coloque em um vidro com tampa - pode até ser um de maionese lavadinho, você faz uma capinha para a tampa e ofereçe o fermento no vidrinho para uma vizinha, quem sabe não conquista uma nova amizade?!

Ingredientes para a preparação da Massa do Pão:

1 medida do fermento
1 1/2 xíc. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de óleo
4 ovos
1 1/2 kg de farinha de trigo (separe 2 kg para garantir, pode ser que precise)
Modo de preparo dos pães: Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o fermento e a farinha. Reserve. Coloque o fermento em uma tigela e misture ao liquido batido no liquidificador, depois vá colocando o trigo, cuidado para a massa não ficar muito seca. Amasse bem, coloque em um recipiente e cubra. Você tem que deixar descansando por 12 horas. Depois modele os pães, coloque em uma forma untada e polvilhada e deixe crescer até dobrar de volume, mais ou menos 12 horas (dependendo do dia e do lugar pode variar, demorar mais ou menos). No 7º dia (dependendo de onde você começou a preparação)  pincele com 2 ovos batidos e leve para assar em forno médio. Depois de assado gosto de passar uma mistura de água com açúcar e coloco por mais 5 minutinhos no forno ainda quente, mas desligado. Fica uma casquinha dourada e brilhante.

* Vou colocando as fotos por etapas, conforme o processo vai evoluindo. Ok?!
Aguardem!!

4 comentários:

  1. Quando faço a muda eu tenho q misturar para depois separar as 3 partes ou tiro da primeira e faço a multiplicação apartir do segundo?

    ResponderExcluir
  2. Vanessa Zuñiga25 julho, 2013

    Muito bom Obrigada, estava precisando mesmo do fermento.

    ResponderExcluir
  3. Brenno Henrique04 dezembro, 2013

    Oi!vi seu blog esses dias e mostrei essa receita do pão, e a gente fez o fermento e tal... mas depois de 3 dias ele só ficou com um cheiro de geladeira.. não com aquele cheiro 'azedo' que o fermento fica... quando vc fez este fermento deixou dentro ou fora da geladeira durante os 3 dias? agradeço! =)

    ResponderExcluir
  4. Jose Fernandes Souzza21 junho, 2014

    Tem muito tempo que procuro uma receita como essa, enfim encontrei. Que bom!

    ResponderExcluir

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!