quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Feijão tropeiro

Esse final de semana passado a União de Mulheres da minha igreja preparou um feijão tropeiro, muitoooooo bom e eu não fiquei de fora, é lógico. Vou logo explicando que eu não fiz o feijão, mas ajudei e posso passar a receita tranquilamente porque quem fez foi Mamãe!!



Ingredientes:
1 kg feijão preto cozido
1 maço de couve picadinha
8 ovos cozidos e cortados em pedaços grande
1/2 kg bacon (pode usar lombinho e/ou torresmo também)
1/2 kg de linguiça fresca em cubos
1/2 kg de calabresa em cubos (pode ser paio)
2 xíc. (chá) de farinha de mandioca
cheiro verde a gosto
temperos a gosto

Modo de preparo: Minha mãe ferventa a linguiça e a calabresa. Então vamos seguir a receita dela, ok?! Ferventar as linguiças. Reserve. Dourar o bacon (pode colocar torresmo também, mas aqui por causa da saúde de algumas pessoas, não usamos neste feijão tropeiro da foto, mas é bom colocar). Reserve. Na gordura que obtiver do bacon, frite a linguiça e a calabresa (e/ou o paio). Cozinhe os ovos, descasque e reserve. Em uma panela grande refogue o feijão e vá adicionando os demais ingredientes - linguiça, bacon, paio, calabresa, torresmo, lombo. Deixe "ferver" um pouco, acrescente o cheio verde, a couve e aos poucos a farinha. Retire do fogo, acrescente os ovos cozidos e misture bem.

Dica: Sirva acompanhado de arroz, churrasco e banana da terra. Se quiser o feijão mais sequinho adicione mais farinha, se quiser mais úmido, coloque menos farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!