sábado, 5 de novembro de 2011

Pão caseiro com goiabada

Não sou uma pessoa facinada por massa não, mas gosto de agradar meus amores, por isso sempre estou testando uma receita nova ou incrementando uma que eu já tenho. Essa mesmo é a do pão de liquidificador acrescida de leite em pó e um pouquinho mais de trigo, que dá a consistência ideal para modelar os pães. Além disso, o leite em pó é menos agressivo para o Otávio Augusto, então este pão está mais ou menos liberado, rsrs.

Ingredientes:
700 ml de água morna
4 ovos
1 xíc. (chá) de óleo
1 xíc. (chá) de açúcar
1 col. (sopa) rasa de sal
60 gr de fermento biológico
3 col. (sopa) de leite em pó
1 1/2 kg de farinha de trigo
goiabada em cubos à gosto (você também pode usar presunto, calabreza, cenoura, frutas secas)

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o trigo e a goiabada. Em uma tigela grande coloque a mistura do liquidificador e vá adicionando o trigo até quase dar o ponto de enrolar e então adicione a goiabada. Coloque sobre a mesa polvilhada com trigo, vá sovando a massa - se necessário coloque mais trigo mas,cuidado para a massa não ficar seca. Cubra a massa e deixe descansar até dobrar de volume, em dias quentes como hoje 20 minutos é suficiente. Unte e polvilhe a forma ou as formas (se preferir pode forar a forma com papel alumínio ou manteiga, aí você não precisa untar e depois de assado ficar lavando forma grudada, vai que a goiabada gruda?!). Depois que a massa estiver crescido, divida em partes e modele os pães como preferir e deixe crescer até dobrar de tamanho novamente. Coloque na forma e leve para assar em forno médio por 30 minutos e por mais 30 minutos em forno alto.

Do jeito que a criançada gosta (e os adultos não?!)


Dica: o tempo para assar depende do forno como eu sempre digo, então como eu acredito que você conhece seu forno tá tudo resolvido. O clima e o tipo de fermento também interfere no crescimento do pão. Atenção para esses detalhes que irão fazer toda a diferença.

Vou ficar devendo a foto, minha câmera está viajando...

Este pedaço não tinha muita goiabada não
Bjokinhas para todos vocês!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!