sábado, 19 de fevereiro de 2011

Bolinho de aipim

Não é novidade pra grande maioria das pessoas que me conhecem que eu tenho muitas saudades do Espírito Santo, e além da falta que sinto das pessoas dali, tem a saudade das comidas também. Meu Deus! As vezes sinto como se estivesse do outro lado do mundo e a solução é aprender a fazer o que eu tenho vontade de comer e que não encontro aqui.
Você não tem a menor idéia de como eu "salivava" toda vez que pensava no Bolinho de aipim do Seu Cabral. Huum!! Que delícia! Crocante, bem recheado, macio, bem temperatudo e T-U-D-O-D-E-B-O-M.
Pois bem, pesquisei receitas e coloquei as mãos na massa.
Gente pra primeira vez acho, sinceramente que ficou ótemo!


Fiz de tamanhos diferentes para ver como ficava,
o menor fica melhor.
Coloquei essas duas fotos, porque fiz um pouco com trigo na massa e  um pouco sem trigo. Claro que além da cor percebi outras diferenças.
Vamos lá.
Sem trigo, massa mais leve, mais mole, difícil
de modelar não fica muito dousado
e meu esposo amou.
Com trigo, massa mais pesada, mais firme,
ótimo para modelar,fica bem dourado
e meu filho amou.


Ingredientes:
500 gr de aipim, mandioca, macaxeira
4 colheres (sopa) de margarina com sal
tempero à gosto
1 xícara (chá) de farinha de trigo (essa quantia é aproximada, o ideal é
colocar até que a massa fique boa para modelar)

Modo de Preparo: Cozinha o aipim com sal e depois amasse ainda quente (pode passar  no espremedor, no triturador, no processador ou usar garfo mesmo).  Junte a margarina, os temperos e depois vá colocando o trigo e  amassando até ficar uma mistura homogênea. Dê a forma que você  achar melhor e use o recheio de sua preferência (carne moida com  azeitona e cheiro verde, queijo, frios, carne seca). Passe na farinha  de rosca e frite até dourar.

BOM  APETITE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!