quinta-feira, 26 de abril de 2012

O bolo de domingo

Quando eu comecei ir para a cozinha, o primeiro bolo que eu tentei fazer foi de chocolate, só que nunca dava certo. Ai eu peguei uma caixinha de receitas que mamãe tinha e comecei a testar uma por uma, todas as receitas de bolo de chocolate que eu encontrei eu fiz, e quando"achei" essa e deu certo, não queria mais fazer outra coisa, só bolo de chocolate, kkkk.  
Minha infância já ficou no meu passado, mas esse "bolinho" simples e rápido continua me acompanhando e agora quem vai para a cozinha é o pequeno "chef, sim eu só dou uma orientação, mas ele é quem se responsabiliza pelo resultado. Por causa dele é que o título do post é bolo de domingo. 
É não entenderam nada, né?! Vou explicar.
Todo domingo tem café da manhã na minha igreja e cada pessoa oferece alguma coisa, aí domingo passado ele se ofereceu para levar um bolo, todo mundo da igreja achou graça, mas ele ficou muito sério e hoje, já estava "fiscalizando" a dispensa para se certificar que não faltava nenhum ingrediente e o bolo é só para domingo mas ele não quer deixar tudo para cima da hora e está super empolgado. 
Como o final de semana é sempre corrido, vim logo deixar a receita para vocês. Essas fotos são de outras vezes que eu fiz, depois coloco o "bolo de domingo."


Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá)de açúcar
1 xícara (chá) de achocolatado
1 colher (sopa) de fermento em pó 
1 pitada de sal
3 ovos
1 xícara (chá) de água morna 
1 xícara (chá) de óleo.
Modo de preparo: Misture os ingredientes secos em uma tigela. Abra um "buraco" e acrescente os ovos, a água morna e o óleo. Misture bem. Enquanto isso deixe o forno aquecendo, unte e polvilhe uma forma grande e coloque a massa. Leve para assar por aproximadamente 45 minutos.
forma grande, entenderam?
Ninguém fica feliz limpando forno
cheio de bolo queimado...
Depois do bolo pronto você pode usar qualquer cobertura de chocolate que quiser e pode cobrir com granulado, castanhas ou coco ralado. Eu lembro que na época do estágio do Magistério, mas comemorações de final de ano eu sempre levava um bolo desse e decorava com jujuba. A criançada e os "crianções" adoravam...Use sua criatividade.
Nossa calda de chocolate:
2 xícara (chá) de leite 
6 colheres (sopa) de achocolatado (ou 3 de cacau em pó e 3 de achocolatado)
6 colheres (sopa) de açúcar (se você quiser pode colocar mais açúcar)
2 colheres (sopa) de margarina 
Modo de preparo: Coloque os 3 primeiros ingredientes numa panela e misture bem. Depois adicione a margarina e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Você pode colocar sobre o bolo ainda quente ou pode deixar esfriar, coloca na geladeira e depois cubra o bolo, ela fica bem cremosa.


Bjus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!