segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pãozinho de calabresa (com foto)

Ontem eu inventei que precisava fazer alguma coisa, porque essas férias escolares estão me deixando com os cabelos arrepiados. Gente, meu filho me faz cada pergunta, me pede explicação de cada coisa, que meu estoque de argumentos já está acabando... 
Sério, tem dia que eu fico "maluquinha da silva" porque o menino me peregunta e eu faço o maior esforço para responder, então quando o pai dele chega ele vai e faz a mesma pergunta para o pai; caso as respostas sejam iguais belezza, só que se forem diferentes... aí "lascô!"
Mas tudo bem, o importante é que ele está ótimo, crescendo forte e esperto (esses dias nos deu um susto comendo chocolate, mas isso também já passou) e nos vamos para a cozinha preparar alguma coisa para distrair o ajudante, rsrsrs.

Pãozinho de calabresa
Ingredientes:
50 gr de fermento para pão (pode ser 1 "saquinho" de fermento seco)
1 kg de farinha de trigo (eu usei um pouquinho menos)
1/2 xíc. (chá) de óleo
1 1/2 xíc. (chá) de água morna
2 colh. (sopa) de açúcar
1/2 colh. (sopa) rasa de sal (coloque uma pitada e depois prove a massa)
calabresa à gosto (2 "perninhas de calabresa triturada ou passada no ralo grosso)
2 tomates picadinhos em cubos
azeitonas picadas à gosto
cheiro verde

Modo de preparo: Dissolva o fermento na açúcar, depois acrescente a água, o óleo e o sal. Misture bem e vá colocando a farinha ao poucos até que a massa fique bem homogênea e você consiga trabalhar a mesma com as mãos. Deixe descansar por 20 minutos (o clima interfere muito, então fique de olho para não ter um resultado desagradável). Enquanto a massa descansa você prepara o recheio que é fácil, fácil. Triture a calabresa e pique os demais ingredientes. Se você quiser pode misturar todos os ingredientes do recheio, caso contrário use-os separadamente fazendo "camadas" na hora que for rechear os pães. 
Tudo pronto?! Agora é só separar a massa em pequenas ou grandes porções, rechear e levar para assar em forma untada por 30 minutos em forno pre-aquecido. 


usei forminhas de empada e eles ficaram
com esse formato.
Dica 1: eu não usei ovo na massa, então para que o pão depois de assado fique douradinho, passe margarina antes de assar e um pouquinho depois que retirar do forno.
Dica 2: se você quiser coloque 1 ovo inteiro na massa.
Dica 3: essa massa dá para fazer outras coisas, eu testei uns enroladinhos de salsicha e ficaram ótimos.
Dica 4: a massa aceita muito bem variações de recheio, frango, frios, romeu e julieta e quantos mais sua imaginação e disposição permitir.


Pessoas queridas do meu coração, esse pãozinho fez tanto sucesso, que eu me espantei. Sim, só fiz 1/2 receita e antes que eu me lembrasse das fotos para o blog os deliciosos já tinham acabado, então tive que me contentar com uma "fotenha" do único que me restou! Logo, logo repito a receita e coloco mais fotos, combinado?!

Bjus e comentem!!

Um comentário:

  1. Eu experimentei e gostei... o pessoal aqui de casa também, os que você mandou aqui para casa acabaram rapidinho.

    ResponderExcluir

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!