terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cajuzinho (bombom)

Sabe quando dá aquela vontade de comer um doce, mas a preguiça é tão grande quanto a vontade?? O jeito é buscar uma receita simples. 
..................................................................................................................................(isso significa que passei um tempo pensando, ok?!)
E eis que cheguei a conclusão. A receita de hoje é CAJUZINHO, mas não é qualquer cajuzinho, não. É cajuzinhos bombom, ou seja, banhado com chocolate!
Essa é a receita perfeita para mim, combina amendoim e chocolate, além de ser fácil, simples e rápida. Uma verdadeira tentação(isso é, se você gostar de amendoim como eu). 



Os docinhos da foto eu fiz para o aniversário da minha sobrinha, mas acabei achando a receita básica demais e não coloquei aqui no blog. Na verdade, na época pensei - Quem não sabe fazer um cajuzinho?? 
Só que, hoje me lembrei que esse era um docinho da minha época de criança, inclusive era "obrigatório" nas festinhas e nos mesmos colocava-nos a mão na massa; mas hoje as coisas estão diferentes, né?! Então, vai que alguém ainda não sabe fazer ou não tem essa receita, sei lá... Afinal de contas existe diversas receitas para um mesmo doce. 
Então, agora que já dei minhas explicações, vamos a receita!  

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 col. (sopa) de margarina
1 1/2 xíc. (chá) de amendoim sem pele torrado e triturado
3 col. (sopa) de achocolatado (uso Nescau)

1/2 kg de chocolate meio amargo 

1 xíc. (chá) de açúcar grossa (se você quiser fazer a mesma receita sem cobrir com chocolate)
20 amendoins inteiros (aproximadamente)
Margarina para formar os docinhos (pode usar a mão molhada também para evitar alterar o sabor dos docinhos com a margarina)


Modo de Preparo: Torre o amendoim, retire a casquinha e triture. Reserve.  Misture bem o leite condensado, a margarina e o amendoim. Coloque a mistura em uma  panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre. O preparo é como o do brigadeiro e o ponto do doce também, então está bom quando começar a soltar do fundo da panela. Coloque a mistura em um recipiente untado com um pouquinho de margarina e deixe esfriar até que você possa modelar os docinhos.
Para enrolar, você pode  passar um pouquinho de margarina nas mãos ou até mesmo só molhar as mãos com água e dar forma ao seu doce(eu fiz bolinhas, mas você pode fazer do seu jeito). Reserve. Derreta o chocolate conforme as instruções do fabricante, banhe os docinhos e depois para enfeitar coloque meio amendoim sobre o docinho. Usando um garfo transfira as bolinhas para o papel manteiga - eu uso uma “tábua” forrada com papel laminado - e tá pronto!

E aí quem se habilita a experimentar e contar pra gente?!
Vou esperar, ok?!

Bjinhos doces para vocês.

Um comentário:

  1. Leticia Dittz16 outubro, 2012

    Tudo que eu precisava para atender uma cliente, vou testar e provar também é claro. Já volto para dizer o resultado, muito obrigada por passar sua experiencia!!!

    ResponderExcluir

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!