terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Empadas

Meu filho é apaixonado por empada, mas meu esposo não gosta muito não, então não é sempre que eu faço. Na verdade empadinha eu nunca tinha feito, só empadão, mas a receita é a mesma, só muda o tamanho da forna. Como eu tinha umas dúzia de forminha aqui em casa hoje nós fazer empadinha, digo nós porque o esposo ajudou, e muito. Um viva pra nós!! rsrsrs
Não ficaram assim perfeitas, mas... A gente comeu mesmo assim, é claro!!







Ingredientes:
500 gr de farinha de trigo
200 gr de margarina (usei a Qually com sal)
2 gemas
6 colheres (sopa) de água gelada
gemas para pincelar.


Modo de preparo: Em uma tigela misture a farinha de trigo e a margarina, depois coloque as gemas e a água. Misture bem. Enrole no filme plástico e deixa aproximadamente 30 minutos na geladeira.
Enquanto isso prepare o recheio. Reserve. Forre as formas para empada com a massa, coloque o recheio  de sua preferência, aqui você pode fechar as empadas, cobrindo o recheio com uma "tampinha" de massa ou pode deixar abertas. Se optar por fazer as empadas fechadas, pincele com gema e leve para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos (o tempo depende do seu forno, do número de empadas que você vai assar de uma vez e do seu gosto - se você gosta mais douradinha deixa mais tempo, se prefere mais clarinha deixa menos tempo). Depois espere esfriar um pouquinho e é só correr pro abraço. O ideal é comer as empadas normas.


Obs.: Há quem use metade de banha e metade de margarina, há quem use óleo (já experimentei e achei que a massa fica muito pesada e o sabor nada bom, há quem só usa margarina como eu, há quem usa guaraná, há quem coloca fermento, há quem não usa nada, só usa comer porque compra pronta... Eu não posso garantir aqui qual é a melhor porque sempre faço a mesma receita, nunca fiz usando banha, guaraná, etc e tal, mas já combinei aqui em casa que das próximas vez vou fazer cada vez seguindo uma receita para avaliarmos qual fica melhor e depois eu volto para contar  e compartilhar a experiência com vocês.


Se alguém tiver outra receita ou alguma dica, manda pra nós que aprender é sempre bom.
Bjus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!