terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Torta de limão

Aqui em casa tenho um problema sério com torta doce, meu esposo só gosta do recheio e meu filho não come por isso só quando minha mãe me pedi para fazer pra ela (isso mesmo que você leu, ela me ensinou quando eu era solteira e agora não faz mais, quando tem vontade de comer alguma coisa liga me pergunta o que eu acho de tal coisa e depois de alguns dias ou no mesmo dia mais tarde aparece aqui em casa com os ingredientes para eu fazer). Desta vez mudei um pouquinho o recheio mas a torta ficou deliciosamente deliciosa do mesmo jeito de sempre.


Torta de Limão 
Ingredientes:
Massa
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xic. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de margarina de boa qualidade (80% de lipídios)
2 gemas
1 col. (sopa) rasa de fermento pó
Recheio
1 litro de leite
6 col. (sopa) de amido de milho
1 xíc. (chá) de açúcar
3 gemas
1/2 sachê de gelatina incolor 
1 lata de leite condensado1/2 xíc. (chá) de suco de limão (6 unidades aproximadamente)
200 gr de creme de leite (1/2 lata ou 1 caixinha)
raspas de limão
Merengue (suspiro)5  claras de ovo
5 col.(sopa) de açúcar
beleza não é o meu forte...
Modo de Preparo: Para a massa peneire a farinhao açúcar e o fermento, misture bem. Acrescente as gemas e a margarina e aos poucos vá misture com as pontas dos dedos até que se forme uma farofa que se solte das mãos. Forre uma fôrma redonda com a massa cobrindo bem o fundo e as laterais. Para evitar se cresça e fique toda "deformada", faça furos com um garfo e leve para assar em forno alto preaquecido por cerca de 25 minutos ou até que as bordas estejam douradas. Reserve. Enquanto a massa esfria você prepara o recheio.
Em uma panela dissolva o amido de milho em um pouco de leite, acrescente as gemas, o açúcar e o restante do leite misturando bem. Leve ao fogo mexendo sempre e depois que ferver e engrossar, retire do fogo. Misture bem o leite condensado e o creme de leite. No liquidificador coloque o suco de limão, a gelatina preparada conforme as instruções do fabricante e o creme, bata até ficar uma misture bem homogênea e cremosa (depois de desligar se desejar acrescente raspas de limão). Reserve e deixe esfriar um pouco.
Para o merengue você deve bater as claras até o ponto de neve e depois aos poucos coloque o açúcar e continue batendo até obter um suspiro firme.
Recheie a torta com o creme de limão, cubra com o suspiro e volte com a torta para o forno apenas para dourar o suspiro. Você pode colocar raspas de limão sobre o suspiro. Retire do forno e leve para gelar.

Beijinhos azedinhos para vocês!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!