quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A decisão de ter um filho é muito séria...

Sim, é sobre isso que eu quero escrever. É que hoje eu fiquei incomodada com algumas coisas que vi sobre filhos e fiquei engasgada, aí resolvi falar.
1º Tem gente que acha que ter um filho é a mesma coisa que brincar de boneca, mas não é. Criança é um ser humano sobre quem teremos por muito tempo responsabilidades (criar, educar, sustentar, dar carinho, limite, etc)
2º Filho não segura casamento, marido, namorado, namorido, nem faz amante se separar da esposa e optar por você.  
3º Filho não é passatempo, você não terá a opção de cuidar dele durante o dia e a noite passar a responsabilidade para outra pessoa. Uma criança exige atenção, disposição e disponibilidade. Muitas mulheres se iludem, pensando que se ficarem grávidas irão fugir das responsabilidades da casa, mas se enganam completamente. Os mimos da gravidez irão acabar, logo depois do 3 meses as visitas e as ajudas também  e aí os pais começam a reclamar que não tem tempo para namorar, pro futebol, pros amigos... e as mamães então nem se fala, se não estiverem preparadas e dispostas a assumir as responsabilidades da casa e de cuidar do filho, enlouquecem e  muitas cometem besteiras sem tamanho por pura imaturidade.
4º Os avós podem até ajudar, mas quem “pariu Mateus que balance!” Você pode ter o máximo de ajuda, mas vai chegar uma hora que terá de se virar sozinha. Quem não está a fim de assumir responsabilidades e nem abrir não da vida que leva é melhor que reavalie o desejo de ter filho.
5º Um filho é algo muito delicioso de ter, é uma maravilha ver o rostinho, sentir o cheirinho, mas o que muitos se esquecem é que um bebê não vem só com lindeza e cheirinho, quando uma criança nasce ela vem “completa” – febre, diarréia, manha, alergias, etc.
6º O 2º filho não deve ser um novo projeto para corrigir, punir ou disciplinar o 1º e nunca o filho mais velho deve ser o pai e a mãe do 2º.
7º a babá, a creche e a escola, não tem responsabilidade de criar e educar seu filho. Essa missão é sua.
8º Por favor, pais e futuros pais, uma criança é um
ser - humano, não é um meio de conseguir seja o que for.
.
.
.
Eu poderia continuar escrevendo e escrevendo, mas já é o suficiente e com certeza as pessoas que ficam me enchendo os pacovas com sugestões quanto a educação do meu filho, se devo ter dois ou dez entre outras coisas, irão pensar bem antes de me incomodarem da próxima vez.
Como eu já falei aqui, nunca tive sonho de ser mãe, mas quando descobri que estava grávida levei muito a sério essa “oportunidade” que a vida me deu. Sofri muito, errei mais ainda e aprendi também (aliás ainda estou aprendendo) e é por isso que gostaria de pedir respeito quanto as minhas escolhas.
Eu não quero um filho para satisfazer os meus desejos de realização pessoal, para realizar os meus sonhos, para ser o que eu não fui. Não quero e não vou transformar meu filho num meio para alcançar um objetivo. Eu não quero e não vou ser uma mãe que só pensa em agradar a si mesma (isso é ser egoísta).
Se você acha que seus filhos nasceram para ser o que você não conseguiu ser, problema seu, meu filho não é a continuação do meu Eu. Meu filho não nasceu para ser como eu. Filho de peixe é peixinho, mas meu filho não precisa ser Nutricionista(Zinho), Administrador(Zinho), Comprador(Zinho) e sei lá mais o que(Zinho), ele tem o direito de escolher o que gosta, o que quer ou não ser.
Todo mundo tem o direito de viver como quiser e eu quero ter o direito de viver segundo meus princípios e quero que esses princípios sejam respeitados, se você pensa diferente que bom, ninguém precisa nem deve ser igual a mim. Mas eu peço que me respeitem, por favor!!
E futuros pais, pensem bem. 
Avaliem suas escolhas e suas prioridades.
Nossa responsabilidade com nossos filhos não é como a responsabilidade de um emprego, dessa podemos nos demitir, a outra nunca acaba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!