domingo, 22 de maio de 2011

Massa básica para salgadinho

Aqui em casa não temos o hábito de comermos frituras, mas de vez em quando um salgadinho ou uma batatinha frita é uma boa pedida, né?!
Eu não sei as outras mães, mas sou uma mãe meio... sei lá, gosto de fazer as coisas junto com meu filho, mostrar pra ele que; seja o que for, por mais simples que seja, alguém teve que  dedicar algum tempo do seu dia (ou vida) para que aqui fosse feito. Por este motivo eu fui atrás de aprender a fazer salgadinho. Lógico que isso não foi uma tarefa muito difícil, porque tenho na família pessoas que fazem isso muito bem, mas de todo jeito eu tive que me superar depois de comer as delícias das outras não queria fazer feio, rsrsrs.
Essa receita é muito simples, os ingredientes "todo mundo" tem em casa. Anote aí e boa diversão.

Ingredientes:
4 xíc.(chá) de água
4 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 col. (sopa) de óleo
temperos a gosto (pode colocar Knor, sazón, colorau - urucum)
2 col. (sopa) de margarina (só no final)

Modo de Preparo: Peneire a farinha de trigo e reserve. Coloque a água para ferver, quando levantar fervura adicione os temperos (se você for fazer coxinha, use o caldo do cozimento do peito de frango), misture bem e de uma só vez coloque a farinha de trigo e "FORÇA NOS MUQUES". Você vai precisar mexer bem para que o trigo cozinhe. Quando desprender da panela (tipo brigadeiro) está pronto. Coloque sobre uma pedra, ou a mesa, abra a massa e espalhe a margarina sobre a mesma. Aos poucos vá trabalhando com a massa até ela esfriar totalmente. Agora é só escolher o recheio, modelar os salgados e empanar.

Dicas da Dona Lili's 
Para empanar = passe os salgados na água ou no leite e depois na farinha de rosca (eu faço a farinha com pão "dormido" e coloco uns minutinhos no forno para ela fricar mais sequinha, o salgadinho fica ótimo), outra opção é passar no fubá, fiz mais achei que tira um pouquinho do sabor.
Para fritar = coloque óleo até uma altura que seja suficiente para cobrir os salgados, não coloque muitos salgadinhos de uma vez no óleo e não coloque no óleo frio.

BOM  APETITE!!
Achei que pra quem fez pela primeira vez os meus salgadinhos até que ficaram bom. O que vocês acham?! Falem a verdade, viu?!
Gente, eu consegui modelar coxinhas...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!