sábado, 14 de maio de 2011

Chup-chup


Hoje estou com vontade de chup-chup. Que criança não gosta de chup-chup? (kkkk! pode cair na risada que eu deixo, mas é só hoje). Mesmo não sendo verão aqui tá fazendo um calorzinho básico e eu dei  bobeira de dizer perto do meu filho (paulista) que queria uma sacola de chup-chup. Ele não sabia o que era e quando expliquei que era a mesma coisa que Geladinho, acreditem, ele riu de mim... filhos!!
Acabei descobrindo que vontade de chup-chup também é "cultura", tive que explicar para ele que esse suco congelado no saquinho também é conhecido por outros nomes em outras regiões do país e que eu só conhecia como chup-chup, geladinho e sacolé. Será que ainda existem outros?
Com certeza, mas eu não sei,  só sei que aqui onde eu moro não encontro nada parecido com os da minha terra, minha sogra que não gosta muito que eu compare os nossos sabores com os daqui, então, que me desculpem os paulistas, mas chup-chup igual aos da Dona Alaide não existe! Se não fosse tão longe, eu sairia daqui agora e ia parar lá no ES para comprar um monte de chup-chup (era assim que a gente fazia quando era criança, comprava uma sacola de chup-chup e ficavamos sentados na calçada da casa da Titia Tina nos deliciando), porque eu não posso viver só de lembranças, né não?!
Minha infância foi maravilhosa, mas essa fase já passou então, como aqui eu não acho chup-chup que atenda as exigências do meu "refinado" paladar - kkkkk, o jeito é colocar a mão na massa.  Para não ficar só no mesmo sabor vou variar com suco natural das frutas que eu encontar por aqui nessa época do ano (será que eu encontro abacate?? Nossa acabei de me lembrar que essa é a única coisa que eu gosto que leva abacate!)


Ingredientes:
suco de fruta (com ou sem leite - manga, acerola, coco, maracujá, morango, pessêgo, limão)
açúcar
pó para maria mole ou pudim (há quem use para fazer os cremosos, eu não posso me dá ao luxo, mas pelo que me ensinaram nestes precisa também de leite de coco, leite condensado, creme de leite. Então são mais sofisticados, né?!)
Modo de Preparo: Prepare o suco como você já tem o hábito de fazer (pode ser feito também de leite com nescau, com amendoim torrado, com biscoito doce - tipo maizena, maria - e com "quick" de morango; se for improvisar, suco em pó serve, é só fazer mais concentrado e bem docinho). Para  encher, use o funil - compre os saquinhos em loja de embalagem, eles podem ser os mais fininhos ou os mais "gordinhos", use o de  sua preferência - sempre deixando uma ponta de mais ou menos  3 dedos ou o suficiente para você dar um nó. Agora é só colocar no freezer e esperar ficarem bem firmes.
E aí? Voccê também conhece essa simples iguaria por chup-chup??
Conta pra nós!
Ah! Olha só, aqui encontrei algumas receitas mais sofisticadas, quem sabe isso não vira um negócio no verão?! O que acha da idéia??
Nossa eu começo a viajar, kkkk. Já estou aqui pensando em fazer para servir no aniversário do meu filho em janeiro. Acho que vai ser bem bacana, né?!
Por enquanto é só (já escrevi d+)!!

Bjinhos e bjks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!