sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cueca virada? Orelha de gato? Mentira?

Não importa o nome, por mim pode até ser chamado só de bolinho, se estiver bem sequinho eu como com o maior gosto e "boca boa", rsrsrs.
Alguém me disse que o nome que os italianos dão e que é o original é Grostoli, mas na "minha terra" eu conhecia como Mentira, aqui em SP chama de Cueca Virada e no Sul de Orelha de Gato...
Anote a receita e quando puder coloque a mão na massa, literalmente, depois chame a família, prepare um chocolate quente e divirtam-se.
Ah! Pode chamar do que você quiser, só não deixe de fazer, ok?!

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá)  de açúcar (se você gostar mais doce pode acrescentar  mais 1 xícara de açúcar)
1 xícara (chá) de leite (se você tem um filho como o meu, pode usar água)
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de fermento em pó (pode usar fermento de pão ou seco também, só que aí você coloca  50 gr de fermento para pão e 10 gr do fermento seco)
1 kg de farinha de trigo + 1 xícara (aproximadamente)

Modo de preparo: Coloque o leite(ou água), os ovos, o óleo, o vinagre  e o açúcar. Misture bem e acrescente um pouco trigo e o fermento.  Aos poucos vá adicionando a farinha até não grudar mais nas mãos, não coloque mais do que 1kg de farinha, pois ao abrar a massa, você irá adicionando a farinha da xícara, assim a massa não vai ficar grudando e será abertar sobre uma superfície enfarinhada. Corte em quadradinhos,  faça um pequeno corte no centro e vire uma das pontas passando por dentro. Frite em óleo quente. O "bolinho" cresce quando frito. Coloque sobre papel absorvente, depois passe na açúcar e se gostar pode ser na açúcar com canela.




cortei em diferentes tamanhos
Rendimento: eu nunca contei, mas sei que rende muitas mentiras (acho que umas 100, depende do tamanho que você cortar os "biscoitos").

Fritas e o que é muito bom, sequinhas!

BOM APETITE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fique à vontade!
Critique, dê sugestões e não deixe de comentar!
Volte sempre!