segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mironga

Eu já coloquei uma receita de mironga aqui, mas nem sei porque não coloquei nenhuma foto.
Então, hoje eu fiz novamente e desta vez já tirei as fotos e vou colocar junto a receita do jeitinho que eu fiz desta vez.
Ingredientes:
3 ovos
750 ml de leite
4 pães francês (dormido)
3 colheres de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo: Pique o pão grosseiramente. Reserve. Bata os demais ingredientes no liquidificador e junte aos pães picados. Misture bem até formar "uma papa". Unte uma forma e coloque a massa. Leve para assar em forno médio por 1 hora. (tempo do meu forno).

Era para comer amanhã, mas a gente não resistiu, rsrsrs.
ainda estava no forno,
mas já tava com uma "cara" boa...

sábado, 28 de abril de 2012

Cabe a mim

 
Se a gente fica esperando pelos outros, não pode reclamar depois do resultado, então é assim que tem que ser: Cada um faz a sua parte, descruza os braços, levanta a cabeça, sacode a poeira, toma folego e firma os pés... Cabe a cada um decidir se deve se entregar ou reagir.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O bolo de domingo

Quando eu comecei ir para a cozinha, o primeiro bolo que eu tentei fazer foi de chocolate, só que nunca dava certo. Ai eu peguei uma caixinha de receitas que mamãe tinha e comecei a testar uma por uma, todas as receitas de bolo de chocolate que eu encontrei eu fiz, e quando"achei" essa e deu certo, não queria mais fazer outra coisa, só bolo de chocolate, kkkk.  
Minha infância já ficou no meu passado, mas esse "bolinho" simples e rápido continua me acompanhando e agora quem vai para a cozinha é o pequeno "chef, sim eu só dou uma orientação, mas ele é quem se responsabiliza pelo resultado. Por causa dele é que o título do post é bolo de domingo. 
É não entenderam nada, né?! Vou explicar.
Todo domingo tem café da manhã na minha igreja e cada pessoa oferece alguma coisa, aí domingo passado ele se ofereceu para levar um bolo, todo mundo da igreja achou graça, mas ele ficou muito sério e hoje, já estava "fiscalizando" a dispensa para se certificar que não faltava nenhum ingrediente e o bolo é só para domingo mas ele não quer deixar tudo para cima da hora e está super empolgado. 
Como o final de semana é sempre corrido, vim logo deixar a receita para vocês. Essas fotos são de outras vezes que eu fiz, depois coloco o "bolo de domingo."


Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá)de açúcar
1 xícara (chá) de achocolatado
1 colher (sopa) de fermento em pó 
1 pitada de sal
3 ovos
1 xícara (chá) de água morna 
1 xícara (chá) de óleo.
Modo de preparo: Misture os ingredientes secos em uma tigela. Abra um "buraco" e acrescente os ovos, a água morna e o óleo. Misture bem. Enquanto isso deixe o forno aquecendo, unte e polvilhe uma forma grande e coloque a massa. Leve para assar por aproximadamente 45 minutos.
forma grande, entenderam?
Ninguém fica feliz limpando forno
cheio de bolo queimado...
Depois do bolo pronto você pode usar qualquer cobertura de chocolate que quiser e pode cobrir com granulado, castanhas ou coco ralado. Eu lembro que na época do estágio do Magistério, mas comemorações de final de ano eu sempre levava um bolo desse e decorava com jujuba. A criançada e os "crianções" adoravam...Use sua criatividade.
Nossa calda de chocolate:
2 xícara (chá) de leite 
6 colheres (sopa) de achocolatado (ou 3 de cacau em pó e 3 de achocolatado)
6 colheres (sopa) de açúcar (se você quiser pode colocar mais açúcar)
2 colheres (sopa) de margarina 
Modo de preparo: Coloque os 3 primeiros ingredientes numa panela e misture bem. Depois adicione a margarina e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Você pode colocar sobre o bolo ainda quente ou pode deixar esfriar, coloca na geladeira e depois cubra o bolo, ela fica bem cremosa.


Bjus.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Administrando


É isso mesmo, essa semana eu li uma mensagem muito interessante sobre "guardar" o nosso coração e decidi que é isso que eu vou fazer, não vou permitir mais que qualquer pessoa, chegue até o meu coração. Porque?! Porque tem gente que só sabe ferir e diminuir as pessoas, nunca sabem somar ou multiplicar, só sabem dividir... E eu não quero esse tipo de gente ocupando espaço dentro do meu coração, tirando o lugar de quem me faz bem!
E você?!
Pense nisso.
Bjus para vocês

domingo, 22 de abril de 2012

Pão de frios


A receita é a mesma desta aqui. A única diferença na massa é que eu acrescentei um pouco mais de trigo até dar ponto de enrolar.
Recheio:
500 g de presunto
500 g de mussarela
orégano
Para pincelar: 
1 ovo
1 colher (sopa) de água
orégano
olha a minha bagunça...
entenda isso como pressa.
Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo. Em uma tigela, despeje  o líquido e vá adicionando aos poucos a farinha de trigo e misturando bem até dá o ponto de enrolar. Unte e polvilhe a forma (pode ser uma de bolo mesmo ou pode ser de bolo inglês. Use a que você tiver, ok?!). Abra a massa e coloque o recheio. Enrole e deixe descansar por +/- 30 minutos. Agora, pincele 1 ovo batido com 1 colher de sopa de água e polvilhe com orégano. Leve para assar por +/- 45 min. em forno médio.
Aqui tenho que vigiar o povo na comilança... Espero que vocês também gostem.
Beijos.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bolo de limão

Eu sou apaixonada por limão! Na comida, na salada, no suco, no sorvete, na torta, na musse e no bolo. Se tiver limão já é bom (na maioria das vezes, né?!)
Então essa semana resolvi fazer um bolo de limão para levar no serviço, porque a gente também tem direito a um cafezinho. 
Receita fácil e pra quem curti um limãozinho, deliciosa.
 
Ingredientes:
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras(chá) de farinha de trigo
2/3 xícara (chá) de margarina de boa Qallydade
1 xícara (chá) de leite
1 colher(sopa) cheia de fermento em pó http://ads3.cybercook.com.br/RealMedia/ads/Creatives/default/empty.gif
raspas de limão
1 xícara (chá) de suco de limão(você achar muito azedo, pode colocar só 1/2 xíc. de suco de limão)


Modo de Preparo:Bata as claras em neve e reserve. Bata o açúcar, as gemas e a margarina. Junte o leite, depois a farinha de trigo e as raspas de limão. Misture bem. Acrescente as claras em neve e o suco de limão misturando delicadamente (você vai ver que vai formar "bolhas" na massa). Acrescente o fermento sem "bater". Enquanto você unta e polvilha a forma, coloque o forno para aquecer. Leve o bolo para assar por 30 minutos aproximadamente.
Depois de assado, desenforme e regue com a calda de sua preferencia (pode ser uma mistura de suco de limão e açúcar ou leite condensado e suco de limão).
Dica1:Esse bolo é grande, então cuidado com o tamanho da forma. Lembre sempre de não colocar a massa mais alta do que metade da altura da forma.
Dica2:Dependendo do seu tempo, pode bater a margarina, os ovos inteiros e o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Depois disso continua o modo de preparo normalmente.
Bjus azedinhos.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gente, estou atolada de trabalho - Maravilha, isso mesmo, você leu certo, pior é se eu estivesse preocupada em perder o emprego - e desejo que tudo continue a dar certo, mesmo sabendo que vou ficar ainda mais carregada de trabalho, kkkkk.
Mas eu vim aqui hoje para compartilhar com vocês uma mudança que está acontecendo em mim.  
No meio dessa correria toda não sei de onde estou tirando forças para me manter "calma", nossa é muito bom! Saiu cedo de casa, na hora do almoço volto, faço alguma coisa, volto para a empresa trabalho mais um "pouco" e quando volto à noite para casa, ainda tenho calma para fazer tudo o que eu preciso sem me descabelar. Não tenho ninguém que me ajuda, então tudo é minha responsabilidade, literalmente. Lavo, limpo, ajudo e dou atenção ao filho e ao esposo e tudo o mais. 
É ainda não sou completamente evoluída para ser 100% grata sem reclamar e me estressar um pouquinho, tem horas que dá uma aflição, aí eu respiro fundo, me concentro na evolução que já venho vivendo e continuo de boa.
Pode parecer bobeira, mas eu me conheço e pra mim é uma grande mudança. 
Estou muito feliz mesmo!!
Bjus tranquilos para vocês.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A saga da massa de mandioca

Hoje eu vim dizer que a massa de salgado que eu fiz com mandioca, apesar de ser um pouco difícil de trabalhar (isso foi o que eu achei) é super versátil. No dia eu só fiz salsicha empanada e não tirei foto, aí no outro dia  fiz bolinha de queijo e bolinho de calabresa com queijo e congelei, hoje eu descongelei e fritei e ficou muito bom. Então pode congelar sim. Congela os salgados já empanados em um recipiente aberto, depois que tiver congelado embala em saco plástico. Para fritar coloque em óleo quente e em pequena quantidade para não esfriar o óleo.
Ah, eu fiz nhoque com o restante da massa também e ficou um pouco mais pesado do que com a massa simples ou de batata, mas gostei (não deu tempo de tirar foto, no dia a câmera estava sem bateria e a fome era grande, rsrsrs.) Indico com certeza!
Empanei de dois jeitos, só com água e farinha de rosca, que eu achei que não ficou muito "bonito" e depois empanei com farinha de rosca, água e farinha de rosca, e gostei mais.

domingo, 15 de abril de 2012

Campanha pela vida...



Tem gente que se dedica tanto e dispensa tanto tempo "cuidando" da vida alheia, que no final do dia não tem tempo e nem forças para cuidar da própria vida. 
Hoje eu fiquei muito irritada com isso. 
Faça um favor a você mesmo e a sua família, demonstre o mesmo interesse que você tem em relação a vida alheia, para com a sua vida. 
Que você que está lendo isso e não tem nada a ver com a situação, mil desculpas, mas eu tenho que falar...
O recado é exclusivo para quem vai para a pizzaria usar a vida da minha família como recheio da pizza. Se preocupe com a sua própria vida, você mal sabe o nosso nome e pensa que conhece a nossa história?! 
Nada me irrita mais do que saber que tem gente FALSA, MENTIROSA, HIPÓCRITA E MALDIZENTE interessada na minha vida, falando coisas que não viu e não sabe. Julgando as nossas decisões, quando NUNCA foi capaz de chorar a nossa dor, sentindo sinceramente o que nós sentimos e nunca se alegrou verdadeiramente com as nossas conquistas.                                                         
Sua vida é uma beleza, né?! Eu espero sinceramente que sim e se você não tem nada para fazer vou te presentear com alguns gatos.
Para economizar tempo já vou avisando MINHA VIDA, NOSSA VIDA está ótima, MINHA FAMÍLIA é maravilhosa, amorosa e unida, nesses 12 anos juntos nunca abandonamos um ao outro, pelo contrário nos incentivamos, nos apoiamos e somos cúmplices em todos os momentos, todos, sejam eles felizes ou tristes. Nosso filho é lindo, saudável e muito amado, não queremos cachorros e nem gatos, e não temos nenhum interesse em conviver com COBRA. 
Esqueci de algum detalhe importante? 
Ah, sim, esqueci de dizer que: Eu não mando recado, se precisar falar olhando na sua cara, vou fazer isso com certeza. Outra coisa, o que eu escrevo aqui, no face, no Orkut, no twitter ou em qualquer outro lugar é problema meu e minha responsabilidade. Não me escondo atrás da Bíblia, nem atrás de uma gravata; antes de qualquer coisa sou uma pessoa livre e tenho opinião. Sou adulta o bastante para assumir o que faço, tenho coragem de assumir os meus erros e falhas ao invés de colocar a culpa nos outros.
Gente, não vamos deixar que os "outros" tomem conta da nossa vida, nem venham metendo o nariz onde não são chamados! 
Bjus no coração de vocês. 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Salgado com massa de mandioca

Eu cheguei em casa muito cansada e olha que hoje ainda é quarta-feira, imagina se fosse sexta?! Pois é, eu cheguei cansada e com aquela vontade de fazer um arroz com feijão, saladinha e carne bem simples, jantar e "me jogar" na cama, mas enquanto eu pensava assim, meu filho pensava em empanado de salsicha com massa de mandioca. Agora me responda: De onde esse menino tirou essa ideia?
Sei lá, né gente?! Mas, tudo bem, eu fui para a cozinha e fiz o tal do empanado...
Não sei se eu estava muito cansada, se deixei a mandioca cozinhar demais e a massa ficou molenga ou se realmente a massa é difícil de trabalhar. Eu achei meio complicado, nada impossível, mas vamos combinar, ninguém merece esses pedidos depois de um dia super corrido.


Ingredientes:
2 colheres (sopa) de margarina
temperos a gosto
1 litro de água
4 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 kg de mandioca  
Modo de preparo: Cozinhe a mandioca com água e sal (não deixe cozinhar muito para não ficar molenga - não faça como eu, depois amassade ou esprema. Reserve. Levar ao fogo a água, a margarina, e os temperos. Quando começar a ferver, juntar toda farinha e misture mexendo bem até cozinhar.
Desligar e misture a mandioca. Você vai ter que misturar bem, até formar uma massa homogênea. Agora é só rechear e modelar, depois passe na farinha de rosca, na água e novamente na farinha de rosca


Como eu já falei, só fiz o empanado para o Otávio Augusto e o resto da massa eu guardei,então não tirei foto, mas amanhã eu  decido o que vou fazer com o restante da massa e coloco foto.
Bjus cansado para vocês.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Biscoitinhos de maracujá


Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de amido de milho
250g de margarina gelada de boa Quallydade (entendeu?!)
1/3 xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de suco de maracujá (eu não tinha a fruta então usei concentrado mesmo, mas com a fruta fica mais saboroso)
Modo de Preparo: Junte todos os ingredientes e vá misturando, misturando e amassando até o momento que a massa ficar totalmente homogênea e não grudar nas mãos. Depois é só modelar os biscoito e colocar para assar em forno preaquecido, fogo alto por 25 minutos ou até a parte de baixo estar levemente dourada (depois de uns 15 minutos vire um ou dois biscoito para conferir a "coloração"). A forma não precisa estar untada nem polvilhada. (não se esqueça que o tempo pode variar devido as diferenças existente nos fornos). 

Esses dias fiz de limão e meu marido simplesmente comeu tudo e depois ainda disse: Eu não sou muito chegado a biscoito não... Tipo assim, imagina se ele fosse, né?! Tinha comido até o pote, kkkkk! E como o "maridom" mesmo diz, esses biscoitinhos são VICIANTES.
Bjus.

sábado, 7 de abril de 2012

Eu continuo sem tempo

É isso mesmo gente, eu ando sem tempo e agora ainda mais sem tempo!
Adivinha porque?
É que agora além de mãe, também trabalho fora!
Meu dia está super agitado, já preparo o jantar pensando no almoço, antes de deitar preciso deixar a "mala" do Otávio Augusto preparada para o outro dia, aproveito o horário de almoço para vim em casa organizar as coisas e quando chego do serviço ainda ajudo o filhote com as lições e outras coisinhas mais que ele precisa... Deu para sentir que as coisas por aqui estão a todo vapor,né?! 
Mas, isso não quer dizer que eu não posso continuar com minha cozinha, minhas receitas e minhas experiências. Prometo que não vou abandonar o blog e com certeza vou continuar esperando vocês comentarem, kkkkk.
Bjus agitados para vocês.



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Biscoitos caseiros

Biscoito de amido de milho 
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de amido de milho
250g de margarina gelada de boa Quallydade (entendeu?!)
1/3 xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de água (para o de amido de milho puro) 

Modo de Preparo: Junte todos os ingredientes e vá misturando, misturando e amassando até o momento que a massa ficar totalmente homogênea e não grudar nas mãos. Depois é só modelar os biscoito e colocar para assar em forno preaquecido, fogo alto por 25 minutos ou até a parte de baixo estar levemente dourada (depois de uns 15 minutos vire um ou dois biscoito para conferir a "coloração"). A forma não precisa estar untada nem polvilhada. (não se esqueça que o tempo pode variar devido as diferenças existente nos fornos). 




Biscoito de coco
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de amido de milho
250g de margarina gelada de boa Quallydade (entendeu?!)
1/3 xícara (chá) de açúcar

6 colheres (sopa)de leite de coco (para o de coco) 
3 colheres (sopa) de coco ralado

Modo de Preparo: Junte todos os ingredientes e vá misturando, misturando e amassando até o momento que a massa ficar totalmente homogênea e não grudar nas mãos. Se quiser pode colocar mais coco, aí depois é só modelar os biscoito e colocar para assar em forno preaquecido, fogo alto por 25 minutos ou até a parte de baixo estar levemente dourada (depois de uns 15 minutos vire um ou dois biscoito para conferir a "coloração"). A forma não precisa estar untada nem polvilhada. (não se esqueça que o tempo pode variar devido as diferenças existente nos fornos). 
Aqui em casa esses biscoito são super bem aceitos e agora que eu estou trabalhando fora, são super bem aceitos por mim também, porque a tarde "bate" uma fome então eles são bem práticos. Coloque dentro de um "potinho", coloco na bolsa e na hora do cafezinho e só correr para o abraço.
Espero que vcs também gostem!